Viajantes da Baixada Santista

San Andrés é o caribe colombiano quem vem ganhando o coração dos brasileiros, em razão de ter um preço de viagem acessível, ser popular e visitável todo o ano, antes de chegarmos no paraíso com mar de 7 cores, passamos em Cartagena das Índias|Isla Tintipan|Playa Blanca|Hospedagem e Passeios.

Requisitos de Admissibilidade

 Tomar a vacina contra a febre amarela, mesmo se a conexão for via Panamá ou Bogotá e portar a carteira internacional de vacinação contra a febre amarela.

Registro Geral de Identificação, conhecido popularmente por RG, desde que o documento esteja em bom estado de conservação e com menos de 10 anos de emissão ou passaporte, com validade extensiva até a data de saída do país. Se você for pelo Panamá, será exigido passaporte com validade de pelo menos 3 meses antes do vencimento.

Tarjeta de entrada na ilha, adquirimos a nossa, no aeroporto de Bogotá, no balcão de check-in. 

Hospedagem: Islander House on Rock Cay Beach, na Av. San Luis, 41, Rock Cay.

Quarto amplo, limpo e confortável, aparelhado por cama, tv, armário e ventilador. Wi-fi mediano. Banheiro limpo e com ducha sem água quente. Café da manhã incluso, mas com poucas opções pão ou wafle, café ou suco.

O que fizemos pela ilha?

Dia da Chegada|Fechamento dos Passeios|Don Aníbal

A ilha tem características próprias, com por exemplo, dificilmente você verá um morador usando cinto de segurança ou capacete, além de sermos surpreendido com 3 ou mais pessoas, numa mesma moto.

Existe uma simplicidade no modo de vida dos moradores e até mesmo no quesito moradia, facilmente perceptível nos bairros que fazem divisa com o centro.

Na mesma linha, na questão turística, pouquíssimas empresas visam o lado do turismo seguro, com amplo recurso profissional, ao passo que, a maioria das empresas têm com regra passeios muitos populosos.

Visando essa situação, decidimos fechar um dia de lancha privativa para conhecer Jhonny Cay, Acuario, Água Blanca e  passeio panorâmico pela ilha. Fechamos todos os  passeios com o guia Kramelo @krameloberrio.

Fechamos a noite, indo conhecer um pouco da ilha e jantamos no Donde Aníbal, que tem uma limonada de coco deliciosa e pizzas com valor muito atrativo.

2º dia|Jhonny Cay| Àgua Blanca|Ouriços|Acuario|Mantarraya|Estrela do Mar

No dia e horário aprazado, como nosso hostel era pé na areia, combinamos do embarque ser no próprio hostel e assim o marinheiro nos pegou.

No dia anterior, antes de chegarmos no hostel, após o desembarque no aeroporto, passamos o mercado e compramos bebidas e quitutes, entretanto como não tínhamos gelo, o marinheiro nos disponibilizou um cooler e deu uma paradinha ao longo do caminho para comprarmos gelo.

Antes de chegar em San Andrés já sabíamos que nos 2 dias posteriores, Jhonny  Cay fecharia para manutenção, então somente sobrando uma data para conhecermos a ilha, a real é que todos que estavam por lá pensaram igualmente como nós, de modo que a ilha estava um pandemônio humano, muitas embarcações chegando ‘a rodo’.

Nosso guia nos informou que não podia descer na ilha com o cooler de quitutes e assim cumprimos a regra e locamos uma das tendas em frente ao mar, entretanto vimos muitas pessoas com cooler na mão e afins, verdadeira farofada.

A ilha é de grande beleza, mas hiper lotada, deixa o aproveitamento abaixo do esperado, tivemos raros momentos em  que conseguimos uma foto mais privativa.

A ilha é repleta de restaurantes domiciliares e dos famosos lagartões. Paga-se o valor de 5.000 cops para desfrutar do day use na ilha.

Passamos depois por Água Blanca, local que para nós foi o mais bonito do dia, em razão da coloração transparente da água e por lá vimos ouriços.

Fomos no Acuario, outro local que estava repleto de pessoas, o ideal é ir bem perto da abertura, para poder ter maior aproveitamento e ver espécies de peixinhos mais raras. Ali pertinho do Acuario, bem do ladinho mesmo, vimos várias mantarrayas e por fim, encerramos o passeio, com a flutuação para ver estrelas do mar. 

O videozinho abaixo é uma compilado dos nossos melhores momentos nesses locais, esperamos que gostem.

3º dia|Parasail|Spring Beach| Beer Station| La Regatta

Fizemos o Parasail  e consideramos o melhor passeio da ilha, é nele que é possível constatar o famoso mar de 7 cores. Recomendamos fazer o passeio no horário do meio-dia, que é o momento em que o astro rei está na sua melhor performance, deixando assim, o mar ainda mais lindo e marcante.

Ideal também é fechar o passeio numa empresa que leve o menor número de pessoas possível, isso porque, depois que você usufrui dos seus 15 minutos literalmente no céu, tem que esperar todos fazerem a atividade e isso demanda bastante tempo, aliado ao fato da possibilidade de ter enjoo ou outros sintomas.

Em seguida, fomos aproveitar a praia central, chamada de Playa de Spratt Bight, que por sinal é bem bonita e  conhecemos o Beer Station. De fato, o atendimento é bem devagar, mas vale a pena esperar, tanto o chopp, como os quitutes e a incrível limonada de coco é de comer e beber rezando.

A noite, já tínhamos reservado, via celular, no primeiro dia em que chegamos a ilha  o famoso La Regatta.

O local é super bonitinho, com um quintal repleto de figuras coloridas e decorações para tirarmos várias fotos. Já na parte de dentro propriamente dita, é possível ficar na área externa quanto interna, ambos locais, ricamente decorados com tema marinho. Será incrivelmente comum vocês presenciarem casais realizando noivado ou pedido de casamento.

Em relação a comida, ótimo sabor, nada a reclamar, vale totalmente a fama de ser o melhor restaurante de San Andrés.

4º dia|Mergulho de Cilindro|Aqua Beach|Centro|El Corral

Dani fez o mergulho com cilindro com o guia e instrutor David S. Guggenheim, Tel.: +57 318 3706544 – Whatsapp, mesmo com chuva se manteve o passeio e não houve perda de rendimento. O professor deu uma aulinha básica de procedimento e após a magia marinha começou.

Como o dia ficou com aquele solzinho bem basiquinho, resolvemos conhecer o Beach Aqua ao lado do hostel e finalmente provamos o drink Coco Loco, mas confessamos, que preferimos a tradicional limonada de coco, por outro lado, a porção de camarão frita com farinha típica e coco é especialmente deliciosa.

Pro final da tarde, pegamos ônibus no valor de 2.400 pesos colombianos, por pessoa e fomos para o centro, conhecer mais a ilha e fazer algumas comprinhas. Os ônibus funcionam até as 22 horas e  a frota de táxi 24horas.

Os ônibus, na verdade são micros, iguais o do nosso país, os costumes diferentes se encontra, na possibilidade de embarcar e desembarcar praticamente em qualquer local que se peça da cidade e na maiorias dos transportes têm uma rica e belíssima decoração típica, tanto internamente como externamente.

No geral, não achamos as lojas com preços tão mais baratos como pensávamos. Muito cuidado para não comprarem em lojas que vendem produtos falsificados, é muito comum pela ilha. 

Também sé importante se atentar ao horário de funcionamento das lojas, pois a grande maioria fecha no horário de almoço.

Damos um destaque para a loja da Nickelodeon, em especial para o personagem Bob Esponja, nessa loja, têm muitos produtos do Bob e caixas de MMs pelo melhor preço que encontramos na ilha.

Perambulando pelo centro, encontramos o quiosque das paletas aberto, esse foi o local que ais gastamos,  mas valeu cada valor, porque são extremante deliciosas. Demos ainda, mais uma caminhadinha pela orla para tirar foto no letreiro mais cobiçado da ilha. Encerramos nossa noite no fast food El Corral, que é super parecido com as franquias de MC Donalds e Burger King que estamos acostumados. 

5º dia|West Wiew|La Piscinita|Aqua Beach|Aeroporto

Acordamos bem cedo e já percebemos que o dia teria um brilhante sol, tomamos café modo express e fomos para o ponto de ônibus para fazermos a volta pela ilha, nossa ideia principal era a de conhecer a La Piscinita e West Wiew.

Descemos no ponto determinado pelo motorista, que já dava de cara com a La Piscinita, mas em que pese constar que o local abria as 8h30min, notamos que não seria cumprido tal horário e dali decidimos andar por cerca de 1km até o West Wiew.

Fomos os primeiros a entrar em West View, paga-se o valor de 5000 cops colombianos por pessoa para adentrar e usufruir o espaço. Nossa ideia principal era o escorregador e pular na prancha de 7 metros.

Em seguida, voltamos andando para La Piscinita e incrivelmente a mesma ainda estava fechada, vimos um movimento interno, ao passo que começaram a chegar mais turistas e cobrar explicações pelo não abertura do local.  O funcionário nos informou que ainda estavam limpando e pedimos então, que fosse liberado nosso acesso, que não tínhamos problema com a limpeza e deixaríamos nossos pertences no chão mesmo.

Paga-se em torno de 4 mil cops para entrar e se ganha uma fatia de pão para atrair os peixinhos.

La Piscinita é um reduto natural repleto de peixinhos ornamentais coloridos, dos mais diversos tamanhos.

Em continuidade, pegamos novamente o ônibus para regressar a pousada, ainda sobrou um tempo pro almoço, não pensamos duas vezes e fomos para o beach.

Em seguida, só foi o tempo de pegarmos os mochilões que já estavam arrumados e seguirmos para o aeroporto. Para finalizar de verdade, recomendamos que sentem ao lado esquerdo da aeronave, na poltrona de letra letras F, para curtir a vista da volta, que é incrivelmente fantástica, vide vídeo abaixo.


Planeje a sua viagem

Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!

Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes. Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
  • Reserve sua Acomodação no Airbnb.Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar  pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.
Anúncios

9 Replies to “San Andrés|Hospedagem e Passeios”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: