Maranhão e região|passeio|hospedagem

Sobre o Maranhão

Tem como capital São Luís e população total superior a 6 milhões de habitantes. O nome maranhão, vem do tupi e significa “mar que corre”. Foi colonizada por índios,  portugueses, franceses e holandeses.  No século XVII foi criado oficialmente o estado do Maranhão juntamente com a sua capital São Luís, por meio de carta régia, que é  uma carta oficial assinada por monarca.

Em 1751, a capital do estado foi transferida para Belém e o estado passou a se chamar Grão-Pará e Maranhão. Já em 1772 foi criado o estado do Maranhão e Piauí, separando-se do Grão-Pará somente em 1774. Em 1881, por meio de carta régia feita por D. João o estado do Piauí deixou de ser administrado pela capitania de Maranhão. Somente em 1889, com a república é que o Maranhão se tornou estado-membro do Brasil.

Aconselhável

Aconselhamos a tomar a vacina de febre amarela, com 21 dias de antecedência a viagem, assim como levar repelentes mais efetivos e um bom kit de remédios costumeiros, principalmente para quem for se deslocar para as cidades ribeirinhas.

Hospedagem em Maranhão

Ficamos no Litorânea Praia Hotel, localizado a beira-mar da praia de Calhau. Quartos com ótima estrutura e excelente café da manhã.

Pontos Turísticos 

Parque Estadual da Lagoa da Jansen

Um dos cartões postais da capital, é o local onde se praticam atividades ao ar-livre, meditação, área de lazer para crianças e encontro dos jovens. Na lagoa, tem a estátua da serpente de Jansen, em referência a lenda da serpente encantada de são luís, que segundo a lenda, a serpente vive crescendo debaixo das terras da capital, até o dia que a sua calda se encontrar com a cabeça, ocasião em que, a serpente afundará a ilha, fazendo com a que a mesma desapareça.

Ana Jansen, foi uma mulher maranhense “a frente do seu tempo”, corajosa, porém cruel com seus inimigos e funcionários (leia-se escravos). Pela sua história de resistência e poder foi apelidada informalmente (pelo Reino de Dom Pedro II) de a ‘Rainha do Maranhão’, o nome da lagoa é em sua homenagem. Ana é o tipo de pessoa que os maranhenses amam e outros odeiam e no geral não se tem um consenso se foi ela realmente foi uma lutadora ou uma exterminadora de escravos e afins.

l20

Monumento Praça dos Pescadores

Localizada na avenida litorânea, faz referência aos pescadores ludovicenses é também um dos cartões postais mais famosos da capital.

l19

O centro histórico de maranhão é uma fusão da colonização portuguesa, francesa e holandesa. Composto por várias ruelas e becos, é considerada pela Unesco patrimônio cultural e da humanidade.

l21
Vista da fortaleza dos palácio dos leões. Foz do rio Anil.

Palácio dos Leões é a sede do governo de Maranhão, foi construídos pelos franceses no século XVII. O palácio é aberto para visitação, tem arquitetura neoclássica e telhado  escondido coberto por colunas.

l23

Catedral da Sé localizada na Praça Dom Pedro II, foi  erguida e inaugurada pelos jesuítas no século XVII. É famosa pelas suas pinturas no teto e pela estrutura de madeira revestida por película de ouro.

l26l27l28

Estátua executada em Paris, no ano de 1912, em homenagem ao governador do Maranhão Benedito Pereira Leite, no período de 1906 a 1908. O compatriota tem grande importância os Maranhenses, porque Benedito foi a primeira pessoa a levar o ‘nome’ do Maranhão ao Senado da República.

l30

Ruelas do Centro Histórico. São várias, ruas, vielas e becos com arquitetura do século 17 e 18. Destaca-se a rua do Giz.

l31

Acervo composto de duas salas expositivas sobre paleontologia, etnologia, arquelogia, biblioteca e  laboratórios.

l32

Passeando pelas ruelas, nos deparamos com muitas casas revestidas de azulejos portugueses originais.

l33l34

Pizzaria Vignoli

Precisamos dar destaque para esse restaurante, o conhecemos no “susto”, por ele ser ao lado do hotel Litorânea. O local é grande, bem arejado, também a beira-mar. O seu diferencial são as pizzas super saborosas, crocantes e com a massa mega fina. É tão fina, que eles dão luvinhas de plásticos para comermos com a mão. Tanto as pizzas doces como salgadas são deliciosas!

l35

São Jose de Ribamar |Raposa | Passeio Náutico

O passeio começou com a ida ao vilarejo de pescadores em Raposa, para avistarmos as fronhas, igarapés e manguezais da região.

l03

Este slideshow necessita de JavaScript.

A caminho de São José de Ribamar ainda em Raposa, paramos um restaurante familiar Restaurante Natureza e comemos esses maravilhosos camarões ao alho e óleo.

l10

A cidade de São José de Ribamar é super religiosa,  atraindo romeiros de todos os locais, é a terceira maior cidade do Estado.  São José do Ribamar é o padroeiro de Maranhão, sendo que no mês de setembro, em data móvel, durante dez dias, na época de lua cheia, ocorre a festa em homenagem ao padroeiro. Outra festa famosa, é a festividade do LAva-Pratos que ocorre no primeiro final de semana após o carnaval, é uma festa semelhante ao Carnaval.

A Igreja de São José de Ribamar foi curiosamente construída de frente para mar, uma vez que, as outras três construídas de costas para o mar, surpreendente caíram, porquê , diz a lenda, que santo protetor dos navegantes estaria desagradado com as construções de costas para o mar. Diz a lenda também, que os portugueses se perderam em alto-mar e no momento de aflição pediram ajuda ao São José, vindo uma onda e fazendo com quê os portugueses se salvassem, em agradecimento construíram um templo com estátua do Santo, atraindo assim muitas pessoas para povoarem a região, devido a essa grande lenda sagrada.

l11l12

Na praça da igreja tem 7 estátuas, que ilustram o caminho de São Josém entre elas essa que significa São José conduzindo o menino Jesus e Maria ao Egito.

l13

A Gruta de Lourdes, faz parte do complexo religioso de São Jose de Ribamar, sendo a réplica da original que se encontra na França.

l14

Monumento São José de Ribamar, com vistas para  Baía de São José, é enorme e para chegar até a base da estátua se percorre um caminho circular de poucos metros.

l16l17l18

Barreirinhas

Barreirinhas é a porta de entrada para as cidades de Lençóis Maranhenses, Mandacaru e Vassouras, distante 252 km da capital, atualmente conta com mais de 62 mil habitantes. É uma cidade pequenina, bem tranquila, pacata, margeada pelo rio Preguiças e algumas dunas pequenas. Fomos em Janeiro e mesmo não sendo considerado o verão maranhense e época de seca dos lençóis, pegamos altas temperaturas, por isso, levem roupas leves e tênis.

l37l36

Hospedagem

Nos hospedamos no pousada familiar São José, com ótimo custo x benefícios e um café da manhã típico regional.

Sorvete de Tapioca

Não deixem de comer o famoso sorvete de tapioca no Sorvetão, ele é realmente saboroso, com uma goma mais dura e grânulos de coco.

l40

Restaurante A Canoa é uma boa opção, para quem procura uma comida com bom custo x benefício, decoração típica  e faz questão de ir em restaurante.

l41

Lençóis Maranhenses

É o passeio mais requisitado da região.  O passeio se inicia com a travessia do rio Preguiças por meio de balsa.

l60l61

Em seguida, percorre-se uma trilha pelo vilarejo Morraria por aproximadamente 15 minutos, até chegar a entrada dos grandes Lençóis. Os 4 x 4 são estacionados de forma desorganizada, não existe um portal, tampouco guichê de recepção.

l62l76

Fomos em época da seca dos lençóis, ao passo que somente encontramos a lagoa do peixe cheia. O percurso até ela é de 3 km ( ida e volta).

l63l64l65l66l67l68

Ficamos por cerca de 2 horas na lagoa e no final do passeio somos levados a um ponto estratégico para desfrutar do belo pôr do sol em meio aos lençóis.

l69l71l72l73l75l77

Vassouras | Mandacaru

O passeio se inicia as margens do rio Preguiças para pegarmos a lancha chamada “voadora”, o nome realmente faz jus, pois a sensação é que estamos voando no rio, são altos ‘pulinhos’ é muito legal.

l39

As paisagens são belíssimas, passamos por áreas de floresta aberta, fechada, manguezais e igarapés.

l42

Nossa primeira parada se deu em Vassouras, onde ficam os pequenos lençóis. No local temo rio para se banhar, alguns quiosques, macaquinhos e muita beleza e do outro lado está a praia do Caburé, com bastante infra-estrutura de quiosque e bom local para refeição.l43l44l45l46l47l48l49l51l52

Em continuidade fomos para Mandacaru, na vila de Pescadores, local que se encontra o farol das Preguiças. O Farol te 35 metros de altura e nos permite uma visão fantástica do vilarejo e a redor.

Fomos recepcionados por crianças que são guias-mirins, são super engraçadinhos e vale a pena contribuir com o turismo local. Também tem uma porção de lojinhas familiares que vendem artesanato e quitutes típicos.

l57l53l54

Últimas observações

Fizemos todos os nossos passeios com saída da cidade de Barreirinhas com a empresa São Paulo Ecoturismo

Planeje a sua viagem

Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!

Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes.  Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
  • Reserve sua Acomodação no Airbnb.  Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar  pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.

 Talvez você possa gostar de ler sobre:

 

 

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Ótimo post. Eu, como maranhense, fico feliz e orgulhoso de saber que vocês gostaram da estada por aqui. Mas ainda tem muito a conhecer. Recomendo visitar a região da Chapada das Mesas, onde tem muitas cachoeiras e os poços azuis. E também os verdadeiros lençóis maranhenses na região de Santo Amaro e Atins.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s