Jampa (PB)

João Pessoa ou simplesmente Jampa é a capital da Paraíba, estado brasileiro, localizado no Nordeste, com população superior a 800 mil habitantes. Não atrai tantos turistas como os estados da Bahia ou Natal, mas sem dúvidas é um local que merece sua visita, por ter uma infinidade de locais maravilhosos.

O nome  João Pessoa, é em homenagem ao Presidente (denominação antiga; atual: governador)  João Pessoa, nascido em Umbuzeiro (município de Jampa) assassinado em Recife, antes a capital da Paraíba, se chamava Parahyba e/ou Cidade da Paraíba.

Em questão de segurança, é um dos estados mais seguros e com melhor qualidade de vida do Brasil.O seu povo é super patriota e na maioria dos locais, será visto a bandeira do Estado, com a famosa palavra Nego.

Bandeira_Paraiba
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bandeira_da_Para%C3%ADba.svg

A bandeira do Nego foi adotada a partir da morte de João Pessoa, por meio da lei estadual 704/1930. Um terço dela é na cor preta, que representa o luto pelo assassinato de João Pessoa, enquanto a parte vermelha representa o partido aliança liberal e no meio da parte vermelha, tem a letra na cor branca, escrita NEGO, que é sobre a carta enviada a Washington Luis, por João Pessoa, em que ele nega o apoio da indicação de sucessão do presidente WL.

Passeios

Praia do Jacaré + Bolero de Ravel no Pôr do Sol

Em Cabedelo, município distante cerca de 25km da Capital, está a praia do Jacaré, local onde acontece o pôr do sol ao som do bolero de ravel. Passeio totalmente imperdível.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No local tem estátua de jacarés, em homenagem ao nome da praia, uma grande feirinha de artesanatos típicos e vários restaurantes, porém o destaque é com certeza para o bolero de ravel ao pôr do sol, tocado brilhantemente pelo Jurandy.

Praia do Coqueirinhos

Localizada na cidade de Costa do Conde, parte sul de Jampa, a 35 km da capital, é uma praia bem familiar e típica dos paraibanos.

j18É uma praia calma, com linda paisagens para contemplações, águas cristalinas e com grande infra-estrutura de quiosques, local super recomendado para um bom mergulho. Também é possível fazer passeio de buggy pelas falésias.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Praia Bela

Essa praia nos conquistou, pela sua beleza selvagem e por ser extremamente diferente de tudo que conhecíamos.  Localizada no município de Pitimbu, a aproximadamente 45km da capital. Em que pese falarmos que o atrativo é a praia bela, na verdade para nós, foi o rio que antecede a praia.

jampa08jampa07

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Praia da Tambaba

Também conhecida por ser a praia naturista de Jampa, é composta por uma parte para o público em geral e outra para quem quer fazer o naturismo.

jampa11jampa13jampa15

Na parte naturista, antes de adentrar o portal, tem alguns armários para deixar a roupa, sendo o ambiente vigiado por segurança. A praia é regulada por lei municipal e por isso as regras devem ser respeitadas, sob pena de expulsão da praia e consequências mais amargas.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Praia de Tambáu

É a praia mais famosa da capital, com aguá cristalina na cor verde. Será muito comum se deparar com cantores poetas repentistas, fazendo um coro com temas nordestinos em troca de uma gorjeta. Vale muito a pena conversas com eles, é uma imersão na cultura paraibana.

 

Quiosque 

Para quem fica na parte turística de Jampa, a noite se resume no centrinho de Tambaú, composto por lojinhas na orla da praia, feirinha de artesanato e um famoso quiosque repleto de lojas que fazem tapioca. De todas as nossas andanças Brasil e afora, nunca comemos uma tapioca tão maravilhosa quanto as de Jampa, são deliciosas e super recheadas.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Picãozinho

Na praia de Tambaú, quando a maré está baixa, surge as piscinas naturais de Picãozinho.

jampa33jampa34jampa35

Ilha de Areia Vermelha

É um passeio que também depende da tábua da maré, a Ilha de Areia Vermelha está localizada na praia de Camboinha, no município de Cabedelo. A grande atração do passeio é a ilha de cor vermelha que surge no mar.

jampa37jampa36jampa40

jampa41
Ilha vermelha ao fundo
jampa39
Em minutos, a maré encheu, por isso é importante fazer o passeio com uma agência de turismo que irá saber exatamente qual o horário recomendável para regressar.

Ponta do Seixas

Sabe aquela aula de geografia, pertinente aos pontos cardiais e coordenadas que costumeiramente damos a mínima? Nesse local, faz o maior sentido relembrar da aula de geografia, rs. Ponta do Seixas é o ponto mais oriental a leste do Brasil e por consequência das Américas.

jampa17
Praia do Seixas
jampa18
Farol de Cabo Branco junto a Ponta dos Seixas

jampa19

Centro Histórico

Hotel Globo

Construído em 1929, na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no centro histórico de Jampa, hoje é um museu composto por peças da época de glória do hotel.

jampa22jampa25

jampa24
Visão para o Rio Sanhauá do Hotel

Praça Presidente João Pessoa

Localizada no centro da cidade, é uma praça criada em homenagem ao Presidente João Pessoa. O monumento é póstumo, em razão do assassinato de João Pessoa em Recife, no ano de 1930.

jampa26Em frente a praça, está o Palácio da Redenção, que a é a sede do poder executivo estadual.

jampa2
Palácio da Redenção.

Faz parte do Palácio, o mausoléu do Presidente João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

jampa201
Portal que dá acesso ao mausoléu
jampa20101
Mausoléu

Centro Cultural São Francisco 

Criado em 1979, abrange o convento de Santo Antônio, a capela da ordem terceira de São Francisco, a capela de São Benedito, a casa de oração dos Terceiros, o claustro da ordem Terceira, fonte e o cruzeiro, sendo uma das obras mais bonitas do Barroco no nosso país.

 

Casa do Artista Popular

Local de exposição da arte local.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parque Sólon de Lucena

Popularmente conhecida como Lagoa, é local de encontro das famílias para andar de patins, bicicletas, reunir a galera.

No local tem a estátua de 8,5 cm, apelidada de Pedra do Reino, em homenagem a Ariano Suassuna, retrata uma parte do livro do grande escritor, que descreve sobre o imaginário do povo brasileiro. A estátua, possui na sua parte superior, o pai de Ariano, o Sr. João Suassuna, voltado para a capital paraibana  e do Ariano, voltado para o sertão paraíba.

jampa48

Hospedagem

Muito famoso em Jampa, é o hotel Tropical Tambaú, pela sua arquitetura e design, porém ficamos em pousada domiciliar. Fomos consultar como está atualmente a pousada e infelizmente encontra-se com as suas atividades encerradas. O ideal é ficar na hospedado na praia de Tambaú, próximo a feirinha de artesanato.

jampa32
Hotel Tropical Tambaú
Restaurantes

Em Jampa, se come muito bem, são muitas opções de restaurantes domiciliares, recomendamos muito a Peixaria do Duda, além dos quiosques de tapiocas doces e salgados, próximo a feira de artesanato.

Para quem quer um restaurante com comida gourmetizada, recomendamos o Canoa dos Camarões, na orla da praia, é de comer rezando tudo que tem nesse restaurante, inclusive tem sequência de camarões e os pasteizinhos recheados dele, são incríveis, muito recheio e sabor.

Para quem procura por comida rápida, não deixe de conhecer o restaurante por quilo Mangai.

 

Planeje a sua viagem

Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!

Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes.  Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
  • Reserve sua Acomodação no Airbnb.  Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar  pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.

 Talvez você possa gostar de ler sobre:

 

 

 

20 comentários Adicione o seu

  1. Maiara Barbosa disse:

    Êta terrinha boa esse nosso nordeste! Só praias maravilhosas e muita diversão. Me apaixonei pelo visual da praia da Tambaba e pela fachada do Hotel Globo… quero muito conhecer!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tiago disse:

    Tenho muita vontade de conhecer Jampa, fiz um tour pelo litoral quando estive em Recife, mas não fui na cidade em si, tb quero ir na Ponta do Seixas… o por do sol com bolero é incrível mesmo

    Curtido por 1 pessoa

  3. João Pessoa é um destino maravilhoso né?? Não esqueço o por do sol no Jacaré!! Coisa linda de viver.. Conheci também a praia de Tabatinga lá perto, linda demais!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Viviane Oliveira disse:

    Amooooo as piscinas naturais. Acho a coisa mais linda. Amei as fotos dessas praias. É uma excelente opção para passeio.
    Essas cidades que misturam praia e história, são as melhores pra mim.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Suzy Freitas disse:

    Lindo post! Já estive em João Pessoa e concordo com você: a capital da Paraíba merece uma visita e seus arredores têm atrações belíssimas. Fiquei feliz em saber que a cidade tem excelentes níveis de segurança e qualidade de vida.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Silvia Carvalho disse:

    Como eu amo o Nordeste! Adorei o seu post, principalmente porque ainda não conheço João Pessoa, ou melhor, Jampa! As fotos são lindas e já dá pra perceber que a cidade e praias devem ser bem legais mesmo!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Danielle disse:

    Cometi o pecado de fazer um bate e volta! Só conheci a praia do Jacaré no final do dia.. uma pena! Preciso voltar para curtir Jampa e as suas dicas de viagem.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Erik Diniz disse:

    Muito bom ver alguém encantado pela minha Paraíba. João Pessoa faz parte da minha infância e amo todos estes lugares que vcs visitaram. Comer no Mangai é uma atração à parte. Coqueirinhos é uma das minhas praias preferidas da vida! Só uma correção: no primeiro parágrafo, vc coloca João Pessoa como um estado, mas, na verdade, o Estado é Paraíba e Jampa é a capital 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verdade, faremos a retificação, muito obrigado!! Amamos Jampa!

      Curtir

  9. Ja perdi as contas de quantas vezes fui a Jampa! Amo muito essa cidade. Vcs aproveitaram muito bem; post show e com excelentes dicas, já quero voltar mais uma vez kkkk. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  10. Conhecia pouquíssimo de Jampa, gosteii de todas as dicas. Adorei a praia de Tambaba e as piscinas naturais, que lindo!! Cada post que vejo a minha listinha só aumenta rs.. Anotadíssimo!!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Ai que post show!
    Pôr do sol com Bolero de Ravel deve ser o máximo.
    E adorei essa Praia Bela, super relax.
    Genteee, e essas piscinas naturais? Que delícia!
    Adorei tudo, aas comidas devem ser boas demais.
    Beijoss obrigada por compartilhar.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Amei Jampa! Uma das cidades mais receptivas que conheci no nordeste. Dos passeios só não fui no o pôr do sol ao som do bolero de ravel, na praia do Jacaré. Ah não, vou ter que voltar lá…
    Adorei as dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  13. silmendesblog disse:

    Muito bom o post! Quando se fala de destinos no Nordeste normalmente só se pensa nas praias, que são de fato lindas, mas essa parte histórica que vc mencionou também é muito interessante. Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Aninha Lima disse:

    Eu tenho muita vontade de conhecer João Pessoa. Ja me disseram que as praias nao são la essas coisas,mas nao foi o que eu vi nas fotos!
    Esse pôr do sol com a musica ao fundo eh um dos principais motivos que me fazer querer conhecer a cidade!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s