João Pessoa ou simplesmente Jampa é a capital da Paraíba, estado brasileiro, localizado no Nordeste, com população superior a 800 mil habitantes.
Não atrai tantos turistas como os estados da Bahia ou Natal, mas sem dúvidas é um estado que merece a sua visita, por ter uma infinidade de locais maravilhosos.
O nome João Pessoa, é em homenagem ao Presidente (denominação antiga; atual: governador) João Pessoa, nascido em Umbuzeiro (município de Jampa) assassinado em Recife. Antes a capital da Paraíba, se chamava Parahyba e/ou Cidade da Paraíba.
Em questão de segurança, é um dos estados mais seguros e com melhor qualidade de vida do Brasil.
O seu povo é super patriota e na maioria dos locais por onde passamos, vimos hasteada a bandeira do Estado, com a famosa palavra Nego.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bandeira_da_Para%C3%ADba.svg[/caption]
A bandeira do Nego foi adotada a partir da morte de João Pessoa, por meio da lei estadual 704/1930. Um terço dela é na cor preta, que representa o luto pelo assassinato de João Pessoa, enquanto a parte vermelha representa o partido aliança liberal e no meio da parte vermelha, tem a letra na cor branca, escrita NEGO, que é sobre a carta enviada a Washington Luis, por João Pessoa, em que ele nega o apoio da indicação de sucessão do presidente WL.
Passeios
Praia do Jacaré + Bolero de Ravel no Pôr do Sol
Em Cabedelo, município distante cerca de 25km da Capital, está a praia do Jacaré, local onde acontece o famoso pôr do sol ao som do bolero de ravel, tocado brilhantemente pelo Jurandy, é um passeio totalmente imperdível.
No local existem várias estátua de jacarés, em homenagem ao nome da praia, uma grande feirinha de artesanatos típicos e vários restaurantes. Reserve pelo menos uma tarde aqui, é bem bacana mesmo.
Praia do Coqueirinhos
Localizada na cidade de Costa do Conde, parte sul de Jampa, a 35 km da capital, é uma praia bem familiar e típica dos paraibanos.

Praia calma, com belas paisagens para contemplações, águas cristalinas, com grande infra-estrutura de quiosques e local super recomendado para um bom mergulho. Também é possível fazer passeio de buggy pelas falésias.
Praia Bela
Essa praia nos conquistou, pela sua beleza selvagem e por ser extremamente diferente de tudo que conhecíamos, está localizada no município de Pitimbu, a aproximadamente 45km da capital.
Em que pese falarmos que o atrativo é a praia bela, na verdade para nós, foi o rio que antecede a praia.
O local tem estrutura de quiosques e quitutes deliciosos, mas o charme fica por conta de ficarmos dentro do rio, uma espécie de bar molhado.
Praia da Tambaba
Também conhecida por ser a praia naturista de Jampa, é composta por uma parte para o público em geral e outra para quem for adepto do naturismo.
Na parte naturista, antes de adentrar o portal, têm alguns totens para tirarmos fotinhas divertidas e armários para as roupas, sendo o ambiente vigiado por segurança.
A praia é regulada por lei municipal e por isso as regras devem ser respeitadas, sob pena de expulsão da praia e consequências mais amargas.
Praia de Tambáu
Praia mais famosa da capital, com aguá cristalina na cor verde. Será muito comum se deparar com cantores poetas repentistas, fazendo um coro com temas nordestinos em troca de uma gorjeta. Vale muito a pena conversar com eles, é uma imersão na cultura paraibana.
Quiosque
Para quem se hospedar na parte turística de Jampa, a noite se resume no centrinho de tambaú, composto por lojinhas na orla da praia, feirinha de artesanato, restaurantes e um famoso quiosque repleto de lojas que fazem tapioca.
De todas as nossas andanças Brasil e afora, nunca comemos uma tapioca tão maravilhosa quanto as de Jampa, são deliciosas e super recheadas.
Picãozinho
Na praia de Tambaú, quando a maré está baixa, surgem as piscinas naturais de Picãozinho.
Ilha de Areia Vermelha
É um passeio que também depende da tábua da maré, a Ilha de Areia Vermelha está localizada na praia de Camboinha, no município de Cabedelo. A grande atração do passeio é a ilha de cor vermelha que surge no mar.
Em minutos, a maré encheu, por isso é importante fazer o passeio com uma agência de turismo que irá saber exatamente qual o horário recomendável para regressar.
Ponta do Seixas
Sabe aquela aula de geografia, pertinente aos pontos cardiais e coordenadas que costumeiramente não damos a mínima? Nesse local, faz o maior sentido relembrar da aula de geografia, rs.
Ponta do Seixas é o ponto mais oriental a leste do Brasil e por consequência das Américas.
Quem tiver um tempinho extra e puder conhecer a Barra do Mamanguape em Jampa, super recomendamos. Nossos amigos do Além da Curva, desfrutaram desse paraíso e fizeram um post incrível, repleto de dicas.
Centro Histórico
Hotel Globo
Construído em 1929, na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no centro histórico de Jampa, hoje é um museu composto por peças da época de glória do hotel.
Visão para o Rio Sanhauá do Hotel
Praça Presidente João Pessoa
Localizada no centro da cidade, foi criada em homenagem ao Presidente João Pessoa. O monumento é póstumo, em razão do assassinato de João Pessoa em Recife, no ano de 1930.
Em frente a praça, está o Palácio da Redenção, que a é a sede do poder executivo estadual. Faz parte do Palácio, o mausoléu do Presidente João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
Centro Cultural São Francisco
Criado em 1979, abrange o convento de Santo Antônio, as capelas da ordem terceira de São Francisco e de São Benedito, a casa de oração dos Terceiros, o claustro da ordem Terceira, fonte e o cruzeiro, sendo uma das obras mais bonitas do Barroco no nosso país.
Casa do Artista Popular
Local de exposição da arte local.
Parque Sólon de Lucena
Popularmente conhecida como Lagoa, é local de encontro das famílias para andar de patins, bicicletas, reunir a galera.
No local tem a estátua de 8,5 cm apelidada de Pedra do Reino, em homenagem a Ariano Suassuna.
Retrata uma parte do livro do grande escritor, que descreve sobre o imaginário do povo brasileiro. A estátua, possui na sua parte superior, o pai de Ariano, o Sr. João Suassuna, voltado para a capital paraibana e do Ariano, voltado para o sertão paraíba.
Hospedagem
Muito famoso em Jampa, é o hotel Tropical Tambaú, pela sua arquitetura e design, porém ficamos hospedados em pousada domiciliar – chamada Tambaú.
Para escrevermos esse post, fomos consultar como está atualmente a pousada e infelizmente encontra-se com as suas atividades encerradas.
O ideal é ficar na hospedado na praia de Tambaú, próximo a feirinha de artesanato.
Restaurantes
Em Jampa, se come muito bem, são muitas opções de restaurantes domiciliares, recomendamos muito a Peixaria do Duda, além dos quiosques de tapiocas doces e salgados, próximo a feira de artesanato.
Para quem quer um restaurante com comida gourmetizada, recomendamos o Canoa dos Camarões, na orla da praia, é de comer rezando tudo que tem nesse restaurante, em especial a sequência de camarões e os pasteizinhos recheados, são incríveis, muito recheio e sabor.
Para quem procura por comida rápida, não deixe de conhecer o restaurante por quilo Mangai.
Planeje a sua viagem
Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!
Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.
- Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes. Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link. Somente crédito para primeira compra juntamente com o primeiro cadastro.
- Reserve sua acomodação também pelo Airbnb. Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.
Êta terrinha boa esse nosso nordeste! Só praias maravilhosas e muita diversão. Me apaixonei pelo visual da praia da Tambaba e pela fachada do Hotel Globo… quero muito conhecer!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho muita vontade de conhecer Jampa, fiz um tour pelo litoral quando estive em Recife, mas não fui na cidade em si, tb quero ir na Ponta do Seixas… o por do sol com bolero é incrível mesmo
CurtirCurtido por 1 pessoa
João Pessoa é um destino maravilhoso né?? Não esqueço o por do sol no Jacaré!! Coisa linda de viver.. Conheci também a praia de Tabatinga lá perto, linda demais!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amooooo as piscinas naturais. Acho a coisa mais linda. Amei as fotos dessas praias. É uma excelente opção para passeio.
Essas cidades que misturam praia e história, são as melhores pra mim.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lindo post! Já estive em João Pessoa e concordo com você: a capital da Paraíba merece uma visita e seus arredores têm atrações belíssimas. Fiquei feliz em saber que a cidade tem excelentes níveis de segurança e qualidade de vida.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como eu amo o Nordeste! Adorei o seu post, principalmente porque ainda não conheço João Pessoa, ou melhor, Jampa! As fotos são lindas e já dá pra perceber que a cidade e praias devem ser bem legais mesmo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cometi o pecado de fazer um bate e volta! Só conheci a praia do Jacaré no final do dia.. uma pena! Preciso voltar para curtir Jampa e as suas dicas de viagem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom ver alguém encantado pela minha Paraíba. João Pessoa faz parte da minha infância e amo todos estes lugares que vcs visitaram. Comer no Mangai é uma atração à parte. Coqueirinhos é uma das minhas praias preferidas da vida! Só uma correção: no primeiro parágrafo, vc coloca João Pessoa como um estado, mas, na verdade, o Estado é Paraíba e Jampa é a capital 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade, faremos a retificação, muito obrigado!! Amamos Jampa!
CurtirCurtir
Ja perdi as contas de quantas vezes fui a Jampa! Amo muito essa cidade. Vcs aproveitaram muito bem; post show e com excelentes dicas, já quero voltar mais uma vez kkkk. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Conhecia pouquíssimo de Jampa, gosteii de todas as dicas. Adorei a praia de Tambaba e as piscinas naturais, que lindo!! Cada post que vejo a minha listinha só aumenta rs.. Anotadíssimo!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ai que post show!
Pôr do sol com Bolero de Ravel deve ser o máximo.
E adorei essa Praia Bela, super relax.
Genteee, e essas piscinas naturais? Que delícia!
Adorei tudo, aas comidas devem ser boas demais.
Beijoss obrigada por compartilhar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei Jampa! Uma das cidades mais receptivas que conheci no nordeste. Dos passeios só não fui no o pôr do sol ao som do bolero de ravel, na praia do Jacaré. Ah não, vou ter que voltar lá…
Adorei as dicas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom o post! Quando se fala de destinos no Nordeste normalmente só se pensa nas praias, que são de fato lindas, mas essa parte histórica que vc mencionou também é muito interessante. Parabéns.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu tenho muita vontade de conhecer João Pessoa. Ja me disseram que as praias nao são la essas coisas,mas nao foi o que eu vi nas fotos!
Esse pôr do sol com a musica ao fundo eh um dos principais motivos que me fazer querer conhecer a cidade!
CurtirCurtido por 1 pessoa
João Pessoa é mega lindo! Você irá se apaixonar
CurtirCurtir