Quando tivemos a certeza que iríamos conhecer a Itália, a região da Cinque Terre e comune de Tropea, foram ascidades assinaladas como as nossas preferidas e assim, precisávamos muito conhecer de perto tudo isso.
Onde é?
Cinque Terre é o nome do conjunto de parte montanhosa da Riviera Ligure, composta por 5 Terres, chamadas de Monterosso, Vernazza, Manarola, Corniglia e Riomaggiore. Foram declaradas em 1997 pela Unesco, Patrimônio da Humanidade.
Data da Viagem
Agosto-16
Como chegar?
Viemos de Lucca (na Toscana) e pegamos o trem na estação Lucca, desembarcamos em Viareggio para fazer baldeação, nesse primeiro trecho pagamos 3.50 EUR, por pessoa. De Viareggio descemos na estação Monterosso e o valor da passagem na 2º classe foi 19.80 EUR, por pessoa.
Quando se chega na Cinque Terre é um espetáculo olhar as paisagens pelo vidro do trem, preparem as máquinas que serão flashes de tirar o folego (infelizmente não temos fotos).
Deslocamento
Em Monterosso, pegamos um táxi para o hotel, que na verdade foi puramente descartável, acreditávamos que o hotel estava longe, mas estava muitoooooo pertinho da estação. Entre as Terres é possível se deslocar, por meio de trilha (caminhada), barco ou trem.
Monterosso Al Mare
É a maior aldeia das Cinque Terres com aproximadamente 1.500 habitantes e a primeira a surgir documentalmente. Monterosso Al Mare, foi a cidade base para os nossos passeios e é, a cidade com a melhor estrutura das Cinque Terres. Além das praias, tem vários tipos de restaurantes e lojinhas. É uma aldeia muito tranquila, sendo frequentada majoritariamente pelos italianos.


Praia Pública X Beach Club
Para nós, brasileiros, que estamos acostumados com longas faixas de praias gratuitas, estranhamos o fato da praia na Itália ser privada, como assim?
As praias mais limpas e com melhor infra-estrutura na Itália são pagas, são os famosos beaches clubes. Haverá beach que você paga somente para entrar, outros já incluso no ingresso cadeira e sombreiro. Os preços variam de 7 euros em diante, por pessoa.
Cá e Dan… não tem praia pública? Tem, só que são as praias, que podem ter algum tipo de sujeira ou se confundem com o deck para a entrada e saída de pescadores.




Porto de Monterosso Al Mare
Monterosso, como todas as outras Terres, com exceção de Corniglia, tem um porto para embarcação e ancoragem, sendo o mais desenvolvido o de Monterosso. É daqui que saem os passeios para as outras Terres.
Compra-se o ingresso day use, que dá direito ao passeio nas outras 3 Terres, sendo disponibilizado um cronograma com os horários que passam as embarcações em cada Terre. Operam 2 empresas de turismo (o guichê fica no portinho) e são bem pontuais nos horários de embarque e desembarque.


Vernazza
É a segunda aldeia mais famosa das Cinque Terres, além de praia pública e privada, bela arquitetura, conta com lojinhas e variados restaurantes. Tem um pouquinho mais de 1.000 habitantes.








É totalmente impossível ficar um dia na Itália sem tomar sorvete e assim, claro que tínhamos que tomar um sorvetinho. Ôh delícia!


Manarola
Em Manarola, fizemos a nossa segunda parada. Foi a Terre que achamos mais charmosinha, logo no inicio dela, tem um grande poço de aguá verde cristalina, propício para banho e claro que não poderíamos deixar de aproveitar toda aquela beleza natural.





Riomaggiore
Por último, fomos em Riomaggiore, que tem aproximadamente 1.800 habitantes. Aparenta ser a menor das terres que conhecemos, mas é igualmente charmosinha e parece estar mais encravada nas montanhas.





Alimentação
Na Itália, se come muito bem e nas Cinque Terres não é diferente, são várias opções de restaurantes, bares e quiosques para cada gosto, bolso e valor.
Alguns restaurantes só aceitam pagamento em dinheiro. Muito famoso pela Cinque Terre é comer o aperitivo melão com presunto de parma e tipos de queijos, acompanhado de um bom vinho branco, já no que tange a refeição, se recomenda os famosos macarrões com frutos do mar e pizza/aperitivo de pesto.
Hospedagem
Ficamos hospedados no Hotel Margherita, localizado na Via Roma 72, 19016 Monterosso al Mare, em quarto simples duplo.O hotel fica bem no centrinho de Monterosso e a vista do nosso quarto dava para uma plantação de tomate.
Planeje a sua viagem
Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!
Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.
- Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes. Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
- Reserve sua Acomodação no Airbnb. Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.
Talvez você possa gostar de ler sobre:
Gostei muito do estilo de postagem de vcs! Tudo detalhadinho, as informações ficam fáceis de serem gravadas e entendidas! Parabéns, viu? E o lugar… nossa, dos sonhos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estive em Cinque Terre na primavera e não deu para pegar praia. Legal ver esse post de verão com as dicas de praia e beach club. Esse lugar é tão lindo que gostaria de voltar num verão!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que delícia! Cinque Terre está super na minha lista! Vcs foram em agosto… Estava muito cheio por ser alta temporada na Europa? Quando vcs indicam a viagem, ou seja, quando já está quente o suficiente para curtir as praias?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agosto é alta temporada e é as férias da Europa, todos os locais estavam mega cheios, mas dá para aproveitar tranquilamente.
CurtirCurtir
A Itália ainda é sonho antigo e quando for já sei que Cinque Terre estará suaper na frente! Adorei as informações do local com tudo que tem pra fazer e como nos deslocar por lá. E lógico que fiquei babando na cor dessa água e nos pratos de comida rs!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um lugar que, definitivamente, entrou na lista dos brasileiros. Quando estive no norte da Itália, tentei visitar esse lugar incrível, mas não tive dias suficientes. Fui até Gênova e fui para o sul da França. Quem sabe da próxima vez? Amei as dicas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, irá mega certo, não deixe de conhecer.
CurtirCurtir
Itália é um destino ainda muito desejado, e com certeza irei incluir Cinque Terre . Gostei das dicas, adoro lugares assim principalmente no verão que deixa ainda mais colorido.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acompanhei as dicas no insta e vim aqui ler o post completo. Que região apaixonante, hein? Estou louca para conhecer as “Cinque Terre”. Amei as dicas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bacana! Sim, o local é realmente lindo, são várias vilinhas charmosas.
CurtirCurtir
Ahhh gente! Essa viagem tá no topo da minha lista. Creio que no ano que vem consigo realizá-la.
Vocês acham que na primavera da pra curtir praia lá também? São minhas férias !!heheh
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olha, para garantir melhor ir no verão, pq a cidade fica toda linda, além da questão de turismo de intensificar e se propiciar preços de todos os tipos, desde alimentação a passeios
CurtirCurtir
Essas cinco terrinhas não são pouca chiqueza não, são MUITA CHIQUEZA! Visita simplesmente obrigatória quando estivermos na Itália, sem dúvidas. Obrigado pelas dicas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bacana!! Achava que cinque terre era só aquelas casinhas lindas, mas além disso tem mto mais!! Qual a melhor época para ir, segundo semestre mesmo?
CurtirCurtido por 1 pessoa
verão é a melhor época, para vc aproveitar tudo que as terres podem te oferecer
CurtirCurtir