Cinque Terre (IT)|Hospedagem e Pontos Turísticos

Quando tivemos a certeza que iríamos conhecer a Itália, a região da Cinque Terre e comune de Tropea, foram ascidades assinaladas como as nossas preferidas e assim, precisávamos muito conhecer de perto tudo isso.

Onde é?

Cinque Terre é o nome do conjunto de parte montanhosa da Riviera Ligure, composta por 5 Terres, chamadas de Monterosso, Vernazza, Manarola, Corniglia e Riomaggiore. Foram declaradas em 1997 pela Unesco, Patrimônio da Humanidade.

Data da Viagem

Agosto-16

Como chegar?

Viemos de Lucca (na Toscana) e pegamos o trem na estação Lucca, desembarcamos em Viareggio para fazer baldeação, nesse primeiro trecho pagamos 3.50 EUR, por pessoa. De Viareggio  descemos na estação Monterosso e o valor da passagem na 2º classe  foi 19.80 EUR, por pessoa.

Quando se chega na Cinque Terre é um espetáculo olhar as paisagens pelo vidro do trem, preparem as máquinas que serão flashes de tirar o folego (infelizmente não temos fotos).

Deslocamento

Em Monterosso, pegamos um táxi para o hotel, que na verdade foi puramente descartável, acreditávamos que o hotel estava longe, mas estava muitoooooo pertinho da estação. Entre as Terres é possível se deslocar, por meio de trilha (caminhada), barco ou trem.

Monterosso Al Mare

É a maior aldeia das Cinque Terres com aproximadamente 1.500 habitantes e a primeira a surgir documentalmente. Monterosso Al Mare, foi a cidade base para os nossos passeios e é, a cidade com  a melhor estrutura das Cinque Terres. Além das praias, tem vários tipos de restaurantes e lojinhas. É uma aldeia muito tranquila, sendo frequentada majoritariamente pelos italianos.

DCIM100GOPRO
Praia de Monterosso Al Mare
DCIM100GOPRO
Passarela de Monterosso Al Mare

Praia Pública X Beach Club

Para nós, brasileiros, que estamos acostumados com longas faixas de praias gratuitas, estranhamos o fato da praia na Itália ser privada, como assim?

As praias mais limpas e com melhor infra-estrutura na Itália são pagas, são os famosos beaches clubes. Haverá beach que você paga somente para entrar, outros já incluso no ingresso cadeira e sombreiro. Os preços variam de 7 euros em diante, por pessoa.

Cá e Dan… não tem praia pública? Tem, só que são as praias, que podem ter algum tipo de sujeira ou se confundem com o deck para a entrada e saída de pescadores.

DCIM100GOPRO
Beach Club de Monterosso, incluso no ingresso cadeira e sombrero
DCIM100GOPRO
Praia de Monterosso
DCIM100GOPRO
Praia pública de Monterosso
DCIM100GOPRO
Outra parte da praia pública de Monterosso

Porto de Monterosso Al Mare

Monterosso, como todas as outras Terres, com exceção de Corniglia, tem um porto para embarcação e ancoragem, sendo o mais desenvolvido o de Monterosso.  É daqui que saem os passeios para as outras Terres.

Compra-se o ingresso day use, que dá direito ao passeio nas outras 3 Terres, sendo disponibilizado um cronograma com os horários que passam as embarcações em cada Terre. Operam 2 empresas de turismo (o guichê fica no portinho) e são bem pontuais nos horários de embarque e desembarque.

DCIM100GOPRO
Porto de Monterosso
Na embarcação a caminho de Vernazza

Vernazza

É a segunda aldeia mais famosa das Cinque Terres, além de praia pública e privada, bela arquitetura, conta com lojinhas e variados restaurantes. Tem um pouquinho mais de 1.000 habitantes.

DCIM100GOPRO
Vernazza ao fundo
DCIM100GOPRO
Preparando a descida em Vernazza
DCIM100GOPRO
Centrinho de Vernazza, vilinha charmosa!
DCIM100GOPRO
Praia pública de Vernazza
DCIM100GOPRO
Castello Doria, paga-se para entrar no local, mas não existe cômodos nem áreas externas, na verdade sobe uma escada que leva a uma área externa (foto), que tem uma torre e vista deslumbrante para cidade e mar.
DCIM100GOPRO
Vista do Castello Doria
DCIM100GOPRO
Vista do Castello Doria da Cidade e do Mar
DCIM100GOPRO
Vista do Castello Doria do Mar! Lindo né?

É totalmente impossível ficar um dia na Itália sem tomar sorvete e assim, claro que tínhamos que tomar um sorvetinho. Ôh delícia!

DCIM100GOPRO
Sorvetinho, calor de 40 graus!
DCIM100GOPRO
Na embarcação a caminho de Manarola

Manarola

Em Manarola, fizemos a nossa segunda parada. Foi a Terre que achamos mais charmosinha, logo no inicio dela, tem um grande poço de aguá verde cristalina, propício para banho e claro que não poderíamos deixar de aproveitar toda aquela beleza natural.

DCIM100GOPRO
Chegando em Manarola
DCIM100GOPRO
Tentamos fazer a trilha azul, que liga Manarola a Corniglia, mas estava fechada por conta do desmoronamento, mas mesmo assim vale a pena ir até o início da trilha, porquê se tem uma visão bela de Manarola.
DCIM100GOPRO
Piscina natural de Manarola
DCIM100GOPRO
Água verde cristalina
DCIM100GOPRO
Tudo de bom!!!!

Riomaggiore

Por último, fomos em Riomaggiore, que tem aproximadamente 1.800 habitantes. Aparenta ser a menor das terres que conhecemos, mas é igualmente charmosinha e parece estar mais encravada nas montanhas.

DCIM100GOPRO
Chegando em Riomaggiore
DCIM100GOPRO
Centrinho de Riomaggiore
DCIM100GOPRO
Praia Pública de Riomaggiore
DCIM100GOPRO
Praia Pública, notem que por ser pública, tem barcos e muitas pessoas, diferente da praia privada
DCIM100GOPRO
Praia pública de Riomaggiore
Alimentação

Na Itália, se come muito bem e nas Cinque Terres não é diferente, são várias opções de restaurantes, bares e quiosques para cada gosto, bolso e valor.

Alguns restaurantes só aceitam pagamento em dinheiro. Muito famoso pela Cinque Terre é comer o aperitivo melão com presunto de parma e  tipos de queijos, acompanhado de um bom vinho branco, já no que tange a refeição,  se recomenda os famosos macarrões com frutos do mar e pizza/aperitivo de pesto.

Hospedagem

Ficamos hospedados no Hotel Margherita, localizado na Via Roma 72, 19016 Monterosso al Mare, em quarto simples duplo.O hotel fica bem no centrinho de Monterosso e a vista do nosso quarto dava para uma plantação de tomate.

Planeje a sua viagem

Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!

Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes.  Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
  • Reserve sua Acomodação no Airbnb.  Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar  pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.

 Talvez você possa gostar de ler sobre:

 

20 comentários Adicione o seu

  1. Luisa Galiza disse:

    Gostei muito do estilo de postagem de vcs! Tudo detalhadinho, as informações ficam fáceis de serem gravadas e entendidas! Parabéns, viu? E o lugar… nossa, dos sonhos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Suzy Freitas disse:

    Estive em Cinque Terre na primavera e não deu para pegar praia. Legal ver esse post de verão com as dicas de praia e beach club. Esse lugar é tão lindo que gostaria de voltar num verão!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Anna Claudia Rodrigues disse:

    Que delícia! Cinque Terre está super na minha lista! Vcs foram em agosto… Estava muito cheio por ser alta temporada na Europa? Quando vcs indicam a viagem, ou seja, quando já está quente o suficiente para curtir as praias?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Agosto é alta temporada e é as férias da Europa, todos os locais estavam mega cheios, mas dá para aproveitar tranquilamente.

      Curtir

  4. lygarves disse:

    A Itália ainda é sonho antigo e quando for já sei que Cinque Terre estará suaper na frente! Adorei as informações do local com tudo que tem pra fazer e como nos deslocar por lá. E lógico que fiquei babando na cor dessa água e nos pratos de comida rs!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Danielle disse:

    Um lugar que, definitivamente, entrou na lista dos brasileiros. Quando estive no norte da Itália, tentei visitar esse lugar incrível, mas não tive dias suficientes. Fui até Gênova e fui para o sul da França. Quem sabe da próxima vez? Amei as dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Mariliza Domingos disse:

    Itália é um destino ainda muito desejado, e com certeza irei incluir Cinque Terre . Gostei das dicas, adoro lugares assim principalmente no verão que deixa ainda mais colorido.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Rayane Azevedo disse:

    Acompanhei as dicas no insta e vim aqui ler o post completo. Que região apaixonante, hein? Estou louca para conhecer as “Cinque Terre”. Amei as dicas!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bacana! Sim, o local é realmente lindo, são várias vilinhas charmosas.

      Curtir

  8. Glaucia disse:

    Ahhh gente! Essa viagem tá no topo da minha lista. Creio que no ano que vem consigo realizá-la.
    Vocês acham que na primavera da pra curtir praia lá também? São minhas férias !!heheh

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha, para garantir melhor ir no verão, pq a cidade fica toda linda, além da questão de turismo de intensificar e se propiciar preços de todos os tipos, desde alimentação a passeios

      Curtir

  9. Igor Augusto disse:

    Essas cinco terrinhas não são pouca chiqueza não, são MUITA CHIQUEZA! Visita simplesmente obrigatória quando estivermos na Itália, sem dúvidas. Obrigado pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Livia Melo disse:

    Que bacana!! Achava que cinque terre era só aquelas casinhas lindas, mas além disso tem mto mais!! Qual a melhor época para ir, segundo semestre mesmo?

    Curtido por 1 pessoa

    1. verão é a melhor época, para vc aproveitar tudo que as terres podem te oferecer

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s