Viajantes da Baixada Santista

Quem disse que o Rio de Janeiro é só feito de Cristo Redentor e região dos lagos? nananinanão, bem próximo a divisa de São Paulo, localizam-se as cidades de Penedo, Visconde de Mauá e Maringá.

Percurso

mapa

De Santos-SP para Penedo, são 348 km e fizemos em aproximadamente 4h30minutos, a estrada é pavimentada e de ótimo trafego, para quem é católico ou adorador da Santa Nossa Senhora da Aparecida, vale a pena reservar alguns minutos e parar no maior templo católico do Brasil, que se localiza no caminho para o Rio de Janeiro.

  • Penedo 

É a cidade apelidada de Pequena Finlândia, entretanto a bem da verdade, salvo o Museu, a Casa da Eva e a Pequena Vilinha Finlândia, nada mais na cidade remete a Finlândia, nem mesmo nos restaurantes se encontra comida típica.

A vilinha chamada de Pequena Finlândia, de entrada gratuita, com certeza é o cartão postal da cidade, lá é Natal o ano todo. A vila tem uma rica decoração e várias lojinhas com produtos variados, além da casa do papai noel. A noite fica ainda mais linda, em razão das  várias luzes acesas.

Para quem quiser curtir uma noite típica finlandesa, recomenda-se ir no Clube Finlândia somente no primeiro sábado de cada mês.

clube

O centrinho de Penedo, conta com algumas lojinhas e restaurantes de todos os tipos e gostos, lembra inclusive um pouco a Cidade de Monte Verde em Minas Gerais.

Fomos com o nosso baby dog e confessamos que sentimos uma dificuldade imensa de achar um restaurante que fosse pet friendlly, depois de algumas buscas pelas ruelas do centro, localizamos o Bucanero Restaurante, nele se pode ficar em qualquer parte do restaurante com o pet, inclusive a dona tem uma buldogue fêmea que fica andando pelo restaurante, já gostamos!!!. Comida muito boa e com ótimo custo benefício, aproveitamos para provar a truta que é o peixe típico da região, Dan pegou a clássica de alho, marinada com ervas e Ca com molho de maracujá.

Também gostamos muito do restaurante Brew Pub Penedon. Ambiente super alegre e descontraído, com cervejas artesanais interessantes, diferentes e gostosas.

Nos hospedamos no hotel Mirante de Penedo, ficamos num chalé super confortável, levamos nosso dog baby. Ótimas instalações e farto café da manhã.

  • Visconde de Mauá

De Penedo para Mauá tivemos que pegar um estrada (RJ-163) com curvas  sinuosas, perigosas e de mão dupla por aproximadamente 29 km, por isso recomenda-se fazer o trajeto de dia.

Mauá é uma cidadela, menor que Penedo, na verdade uma rua com bares e lojinhas, porém muito intimista, é para os viajantes que gostam de mais privacidade e calmaria. Aproveitamos para experimentar o refrigerante típico Guaraná Mantiqueira.

Damos destaque para o Bar/Casa Beatles que infelizmente nessa ocasião estava fechado (por o casal dono estar concorrendo a um prêmio – trata-se de um bar criado por um casal amante da banda beatles, o bar além de tocar a música da banda, tem inúmeras decorações personalizadas) e para a Chez Marie.

A Chez Marie nasceu do sonho da filha do casal, de ter uma casa de boneca quando criança e assim quando tiveram orçamento financeiro, o casal decidiu por em prática a ideia, além de bistrô é pousada. Fica  localizada no bairro Vale do Pavão. O acesso ao local é um pouco difícil, porque o caminho é de terra e inclinado, mas se conseguimos com o carro 1.0, está todos conseguem.

Viajantes, o local é de uma paz e uma beleza ímpar, a anfitriã Fernanda, super simpática, abrilhantou mais o nosso dia. No local são servidos bolos (experimentamos de laranja com cobertura de doce de leite), chás e sucos. Sobre o chá, vale informar que é feito com um mix de ervas da horta da Fernanda, podemos afirmar que o chá estava uma delícia, super natural, e é perceptível a diferença de um chá comum para um natural, tanto no paladar como no olfato. Também, é possível comprar na Chez Marie peças de cerâmicas produzidas pela Fernanda e enfeites artesanais para casa.

  • Maringá

Até então só sabíamos que existia a famosa Maringá do Estado do Paraná, porém existe Maringá RJ e MG, separadas por somente uma ponte…isso mesmo!

Dan como sabe que Cá adora lugares místicos, descobriu em Maringá o Ateliê da Aromaterapia, que consiste numa terapeuta que faz óleos, perfumes e aromatizadores para ambiente, conforme as necessidades mentais e espirituais da pessoa, por exemplo, para uma pessoa muito ansiosa haverá um perfume e/ou óleo e/ou aromatizador com folhas e extratos naturais que fazem com que a ansiedade da pessoa fique reduzida ou até desapareça.

Cá não teve a menor dúvida sobre a necessidade de conhecer esse local e para lá fomos imediatamente assim que chegamos em Maringá. Estacionar o carro não é uma tarefa muito fácil em Maringá, recomenda-se já ir disposto a gastar com estacionamento.

Maringá, das três cidades,  foi o local que adoramos conhecer e nos identificamos, é uma cidade super rústica, tranquila, cheia de restaurantes e muita natureza.

A Maringá RJ e MG se completam e uma não vive sem a outra. Atravessa-se de uma para outra por meio de uma ponte, também é possível  fazer o trajeto por meio de carro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conhecemos a Casa das Velas, uma casa de fato diferenciada, com velas artesanais super diferentes e excelentes aromas. Há também a Casa do Chocolate, que num casarão super conservado e lá dependo do dia é possível acompanhar a fabricação do chocolate e degustar.

Em Maringá a maioria dos restaurante são pet friendlly, inclusive alguns colocam placas informando que no espaço o pet terá aguá fresquinha e espaço para brincadeiras.

Dan saiu de Santos-SP, sonhando em conhecer o Restaurante Cogumelo Bristrô, que tem como característica o cogumelo comestível. O local é um charme e os funcionários foram super receptivos, nos deram de cortesia licor e chá de hibiscos com cogumelo, adoramoooosss! Para comer, pegamos a entrada mix de cogumelos, pão  e molho pesto    (excelente, é a palavra).

Também fomos conhecer o restaurante vegano Kashi, local com ampla decoração floral,  mandala, cores vibrantes e o melhor é a rede ao lado do rio, diz aí se não é tudo de bom?Nesse restaurante experimentamos a sobremesa tipo mousse de chocolate com cupuaçu, frutas e sementes, muitoooooooo bom!

  • Ecoturismo

Nessa oportunidade não fizemos trilha nem cachoeira, em razão do tempo mega frio e muita chuva, por isso precisamos regressar nessa trio de Cidades, nossa dica, também é explorar a Cidade de Maromba, logo acima da bela Maringá, bem como o Parque Nacional de Itatiaia.


Endereços

Clube Finlândia – Av. das Mangueiras, 430 – Penedo, Itatiaia – RJ

Bucanero Restaurante – Rua das Velas, 38 – Penedo – RJ

Penedon Brew Pub – Av. Casa das Pedras, 942 – Penedo, RJ

Hotel Mirante de Penedo – R. Harry Bertel, 960 – Penedo, Itatiaia

Bar Beatle –  Rua Presidente Wenceslau Braz, 133 – Vila de Visconde de Mauá, Resende – RJ

Chez Marie – Estrada Vale do Pavao S/N Vale do Pavão, Visconde de Mauá

Ateliê da Aromaterapia – Estrada de Maringá Maromba, s/nº, Centro, Vila Flores – casa 3, Vila de Maringá lado RJ, Itatiaia-RJ .Pouco antes da Farmácia da Vila de Maringá-RJ.

Casa das Velas – Alto Maringá – Alto Maringá / MG – Visconde de Mauá, Itatiaia – RJ, 27580-000

Casa do Chocolate – Alameda Gastronômica Tia Sofia, s/n – Maringá, Itatiaia

Cogumelo Bristrô –  Alameda da Gastronômica Tia Sofia, Maringá Minas, Região de Visconde de Mauá, Bocaina de Minas/MG

Kashi – Alameda Gastronômica Tia Sofia, s/n – Maringá, Itatiaia – RJ, 27553-000


Planeje a sua viagem

Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!

Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes.  Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
  • Reserve sua Acomodação no Airbnb.  Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar  pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.
Anúncios

11 Replies to “Penedo, Visconde de Mauá e Maringá”

  1. Eu sou de Maringá do Paraná hehehe, mas ainda não conheci a Maringá RJ e MG… deve ser muito legal uma cidade dividia por uma ponte né? Adorei a ideia da terapeuta que faz óleos, perfumes e aromatizadores para ambiente… definitivamente preciso de um desse pra deixar no meu trabalho! Parabéns pelo post e me deu muita vontade conhecer essas três cidades, ou seriam 3,5? 4? rsrs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Duas coisas das quais eu não tinha a menor ideia: que havia uma cidade no Brasil conhecida como Pequena Finlândia (até já havia ouvido falar em Penedo, mas não sabia dessa característica) e que havia uma Maringa no RJ e MG. No início do post, inclusive, estava achando que vc falaria sobre a Maringa de Paraná. Muito bom saber mais sobre o nosso país fora dos roteiros tradicionais. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: