Onde é?
Colónia é uma pequena cidade a beira do Rio Prata, no Uruguai, com população superior a 119.000 pessoas.
Como ir?
Além da locomoção por ônibus no Uruguai, também é possível chegar pela Argentina via Buquebus. Quando fomos ao Uruguai, por conta do nosso escasso tempo, não conseguimos ir em Colónia, porém, quando tivemos a oportunidade de conhecer Buenos Aires, essa bela cidadela foi o primeiro ponto a ser conhecido do nosso roteiro.
Compramos nossos tickets no Buquebus com 1 mês de antecedência e foi uma grata surpresa, navio extremamente confortável e muito espaçoso, em seu interior tem duty free, loja de câmbio e uma ampla cafeteria. O percurso entre os países durou em média 1 hora.
Para pegar o Buquebus são realizadas as mesmas regras de entrada e saída de qualquer país (aduaneira, malas despachadas, raio-x), assim em menos de 2 horas tínhamos saído da Argentina e já estávamos no Uruguai e, embora não seja necessário passaporte para irmos nesses locais, claro que queríamos nossos lindos carimbos.
Em Colónia, o pessoal geralmente aluga carro parecido com o de golfe ou bicicleta para se locomover, no nosso caso, escolhemos fazer tudo a pé e podemos adiantar que é mega tranquilo, porquê tudo é muito pertinho.
História
Colónia foi uma cidade construída pelo Império Português, pela sua estratégica localização geográfica. A Cidadela é atualmente patrimônio da Humanidade pela Unesco, por guardar muita história e beleza.
Quando ir?
É o tipo de lugar que encanta a todos em qualquer época do ano, claro que no verão se aproveita o rio da Prata e os maravilhosos sorvetes, enquanto no inverno se tem a beleza das árvores e aquele clima gostoso do frio.
1 dia da para conhecer?
Muitas pessoas fazem um passeio de bate e volta (tanto de Montevidéu como de Buenos Aires) e é totalmente possível conhecer essa Cidadela, mas recomendamos passar pelo menos uma noite, porque a cidade a noite tem um clima especial, as luzes dos restaurantes se acedem e fica tudo uma graça.
Hospedagem
Nos hospedados na Pousada Del Río e por ela ser aproximadamente 2 km de distância do desembarque do Buquebus, fomos do desembarque até a pousada a pé.
A pousada é simples, porém com ótima localização, tem wifi e é servido um razoável café da manhã, na unidade da rua ao lado, que é o hostel.
- Mimos da pousada
Época da viagem
Julho-17
Roteiro de 2 dias e 1 noite
Ao chegarmos nessa bela Cidade, tratamos de deixar as mochilas na pousada e fomos conhecer suas belezas. Iniciamos nosso tour pelo Portão de Armas e em seguida ficamos alguns minutos contemplando o Rio da Prata.
- Portão de Armas, é do século XVIII e era a única entrada da cidade, que na época era cercada por muralha. O portão de armas é decorado com o brasão português.



Em continuidade, fomos a Calle de Los Suspiros, que é a rua mais famosa de Colónia, além das casas originais em estilo português e calçamento em pedra, a calle guarda a beleza das cores e desperta a nossa imaginação.


Intrigante a origem do nome da calle, posto que, existem várias histórias, a versão mais aceita, é a de que na rua se localizavam muitos bordéis e todas as pessoas que ali passavam escutavam os suspiros dos apaixonados, de outra ponta, a segunda história mais aceita, é a de que pessoas condenadas à morte, quando passavam na rua (que era a última parte do trajeto) suspiravam, choravam e pediam clemência, de qualquer forma, seja uma versão ou outra, a calle guarda muito conteúdo histórico, bem como beleza.
- Letreiro da calle, nele algumas pessoas deixam cadeados, na simbologia do amor eterno, semelhante ao que acontece na casa de Julieta em Verona (IT).

Depois, a nossa ideia era de almoçar no Restaurante Buen Suspiro, porém, para nossa surpresa quarta-feira não há expediente e assim, decidimos almoçar no Pulperia de Los Faroles. Aqui conhecemos a bebida Clericó, que nada mais é que o vinho branco (bem gelado) acompanhado com frutas (morango, kiwi, manga, abacaxi) hiper saboroso.
Dan experimentou um vinho típico uruguaino (Don Pascual). Para comer, escolhemos costela com molho de ameixa e purê de maça e frango com molho de maça e batatinhas em formato de bolinha.
Excelente restaurante, com ótimo atendimento, muito bem decorado, além de termos nos alimentado muito bem. Para pagamento, aceita além do peso uruguaio, real, dólar e peso argentino. No ambiente não tem wifi.
Alimentados, continuamos nosso tour e fomos conhecer os Museus, que por sinal são vários, o que nos chamou maior atenção foi o de Azulejos, na entrada existe um mapa geográfico de Colónia, igualmente feito em azulejos.
Depois, fomos ao farol cercado por ruínas, que nos renderam belíssimas fotos. Para acessar o farol, se paga uma pequena taxa. O pessoal do trilhar e mochilar detalhou como foi a sua visita ao farol, com lindas fotos e muitas informações úteis.
- Farol



Cansados, regressamos para a pousada e decidimos experimentar o chimarrão uruguaiano, um hábito muito tradicional dos nativos de Cólonia, confessamos, que só gostamos do chá se colocarmos açúcar..kkk, puro é muito amargo para o nosso gosto.
A tardinha, continuamos rodando pela Cidadela e avistamos os carros decorativos fantásticos, claro que a sessão de fotos recomeçou..kkk
- Reparem na parede do restaurante, na vasta vegetação e no estilo do carro.



A Cidadela é muito bela, são várias ruelas repletas de beleza, com lindas arvores, casas, muito charmosa, recomendamos sair pelas ruelas sem destino.

- A cidadela tem muito charme e beleza






Mesmo no inverno e num dia frio, não podíamos deixar de experimentar um típico sorvete de doce de leite uruguaio.
- Delícia ou Saboroso?
Ainda, com vontade de comer doce, fomos ao restaurante Lentas Maravillas. O local é de um charme e de uma beleza ímpar, parada obrigatória. Optamos por experimentar o chease cake de doce de leite, viajantessssss, quanto sabor! Bom demais!
Para o menu da noite, escolhemos La Bodeguita, o local é famoso pelas suas pizzas quadradas, servidas nas tábuas.Cá escolheu pizza sabor queijo com molho parecido ao pesto, já Dan, pizza de queijo, com lombo e anchovas. Para beber, Dan escolheu um vinho típico e Ca, sangria, curioso que, a sangria deles somente se acrescenta laranja, o sabor é diferente, mas preferimos o Clericó.
O restaurante a noite tem uma decoração especial, tudo fica num clima romântico, com meia luz, bem intimista, super adoramos. Também não tem wifi e além da moeda local, aceitam dólar, real e peso argentino para fins de pagamento.
CardápioNo dia seguinte, acordamos bem cedo, tomamos nosso café da manhã e fomos tirar mais algumas fotos e conhecer outras lojinhas.
Após, fomos direto para o Restaurante Buen Suspiro. Pelo nome já dá para perceber que ele fica na Calle de los Suspiros, o local é muito charmoso, lembra as tavernas europeias. A construção é toda em pedra e o local é pequenino. Escolhemos uma tábua de frios e vinhos típicos. Todas as comidas e bebidas são artesanais.




Dali, voltamos para a pousada para pegarmos nossos mochilões e fomos a pé para o embarque do Buquebus, para retornar a Buenos Aires.

Planeje a sua viagem
Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!
Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.
- Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes. Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
- Reserve sua Acomodação no Airbnb. Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.
Talvez você possa gostar de ler sobre:
-
Manaus: hospedagem, praias e museus (AM)
-
Restaurante Flutuante Abaré SUP and Food (AM)
-
Encontro do Rio Negro e Solimões, Boto Cor-de-Rosa e Aldeia Indígena Dessana (AM)
Nossa amei teu post, tenho muita vontade de conhecer Colonia, está na lista, mas o chimarrão com chá e açúcar é mate amiga rsrsrs e é ótimo, mas aqui costumamos tomar o amargo mesmo, onde vou estou sempre com a cuia na mão. Otimas dicas hem vamos aproveitar, abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado! Você irá amar essa cidade! hauahuahauh pois é, não nos acostumamos como sabor do chimarrão.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal essa cidade! Tá super na minha lista e adorei as opções que vocês fizeram!! Adorei as fotos nas ruínas tb!
CurtirCurtido por 1 pessoa
eu estive em colonia tem uns 4 anos e fui de barco de Buenos Aires, fiquei so um dia e lamentei nao dormir la. Tanta coisa legal pra ver e conhecer, adorei as dicas de vcs, especialmente as de gastronomia.. hehehee Certamente aproveitarei elas da proxima vez!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi casal,
Estou a procura dum destino onde passar 4-5 dias em junho. Pensei em fazer BA e Sacramento. Acham possível conciliar as 2 cidades em pouco tempo assim ? E, acham a cidade um imperdível ou recomendam uma outra no Uruguai ?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dá sim, porque demora em média 1 hora o translado de BA para Colonia. A Cidadela é muito fofa e romântica, vale muito a pena, além da parte história da cidade, cheia de vários restaurantes ótimos, tem a parte do centro comercial, por ser Junho (frio) acho que não compensa conhecer Punta del Este no Uruguai, que é essencialmente praia, mas fica a critério, porém super compensa conhecer a Casa de Pablo Neruda, que é muitooo linda.
CurtirCurtir
Amei o post.
Estive na Colônia em julho/2015 durante minha lua de mel.
Fiquei hospedada em Buenos Aires e fiz a visita de um dia à Colônia. Foi o suficiente para me apaixonar pela cidade e para ficar com gostinho de quero mais.
Acredito que passar uma noite é o ideal para conhecer tudo com mais calma.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que lindo aí! Ainda não conheço o Uruguai mas está super na minha lista. Não sabia que era tão fácil chegar e Colonia por Buenos Aires. Parece muito interessante esse esquema do navio! Legal que já visitamos dois lugares bem legais numa única viagem né.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu conheci Colônia ano passado com meus pais e simplesmente amei. Coincidência que também me hospedei no Del Rio mas no hostel heheh, adorei lá! O pessoal foi excelente com a gente!! Adorei ver suas fotos e me lembrar dos meus dias lá. Também concordo que pelo menos uma noite tem que ser passada lá porque a cidade é uma graça a noite!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu fui conhecer essa cidade recentemente e também me apaixoneii!! É muito charmosa né ! Eu adorei tudo. Só não vi esses carros mega legais que vocês tiraram fotos poxa…
CurtirCurtido por 1 pessoa
É mais pertinho de Buenos Aires que de Montevideo, ne? Morri de amores!! As pizzas quadradas estavamd e dar água na boca! O chimarrão era tão ruim assim? ahahha
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito legal o seu post sobre a cidade Colonia del Sacramento! Nunca tive a oportunidade de conhecer o Uruguai e sempre acreditei que ele merecesse mais do que um bate e volta! Vou aproveitar o seu post e ver se reservo um tempinho para conhecer esse país que parece muito interessante!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei o post. Tive oportunidade de conhecer Colônia em um bate-volta de Buenos Aires. Fiquei encantada e quero voltar. Depois desse artigo deu mais saudade ainda!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei o post! Vocês realmente aproveitaram a viagem! Eu estive em Colônia no verão, coloquei no trajeto entre MVD e Buenos Aires. Amei a cidade e me arrependi de não ter dormido lá! Cada esquina tem um charminho e eu queria ter visto também a noite!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que delícia relembrar Colonia del Sacramento. Estive na pequena cidade uruguaia há anos atrás, partindo de Buenos Aires. Não cheguei a dormir em Colonia, apenas passei o dia e adorei o clima do lugar. Quero voltar para o Uruguai, passar novamente por Colonia e dessa vez gostaria de dormir uma noite na cidade mais charmosinha que já fui.
CurtirCurtido por 1 pessoa