Viajantes da Baixada Santista
Onde é?

Colónia é uma pequena cidade a beira do Rio Prata, no Uruguai, com população superior a 119.000 pessoas.

Como ir?

Além da locomoção por ônibus no Uruguai,  também é possível chegar pela Argentina via Buquebus. Quando fomos ao Uruguai, por conta do nosso escasso tempo, não conseguimos ir em Colónia, porém, quando tivemos a oportunidade de conhecer Buenos Aires, essa bela cidadela foi o primeiro ponto a ser conhecido do nosso roteiro.

Compramos nossos tickets no Buquebus com 1 mês de antecedência e foi uma grata surpresa, navio extremamente confortável e muito espaçoso, em seu interior tem duty free, loja de câmbio e uma ampla cafeteria. O percurso entre os países durou em média 1 hora.

Para pegar o Buquebus são realizadas as mesmas regras de entrada e saída de qualquer país (aduaneira, malas despachadas, raio-x), assim em menos de 2 horas tínhamos saído da Argentina e já estávamos no Uruguai e, embora não seja necessário passaporte para irmos nesses locais, claro que queríamos nossos lindos carimbos.

Em Colónia, o pessoal geralmente aluga carro parecido com o de golfe ou bicicleta para se locomover, no nosso caso, escolhemos fazer tudo a pé e podemos adiantar que é mega tranquilo, porquê tudo é muito pertinho.

História

Colónia foi uma cidade construída pelo Império Português, pela sua estratégica localização geográfica. A Cidadela é atualmente patrimônio da Humanidade pela Unesco, por guardar muita história e beleza.

Quando ir?

É o tipo de lugar que encanta a todos em qualquer época do ano, claro que no verão se aproveita o rio da Prata e os maravilhosos sorvetes, enquanto no inverno se tem a beleza das árvores e aquele clima gostoso do frio.

1 dia da para conhecer?

Muitas pessoas fazem um passeio de bate e volta (tanto de Montevidéu como de Buenos Aires) e é totalmente possível conhecer essa Cidadela, mas recomendamos passar pelo menos uma noite, porque a cidade a noite tem um clima especial, as luzes dos restaurantes se acedem e fica tudo uma graça.

Hospedagem

Nos hospedados  na Pousada Del Río e por ela ser aproximadamente 2 km de distância do desembarque do Buquebus, fomos do desembarque até a pousada a pé.

A pousada é simples, porém com ótima localização, tem wifi e é servido um razoável café da manhã, na unidade da rua ao lado, que é o hostel.

Mimos da pousada
Época da viagem

Julho-17

Roteiro de 2 dias e 1 noite

Ao chegarmos nessa bela Cidade, tratamos de deixar as mochilas na pousada e fomos conhecer suas belezas. Iniciamos nosso tour pelo Portão de Armas e em seguida ficamos alguns minutos contemplando o Rio da Prata.

Portão de Armas, é do século XVIII e era a única entrada da cidade,  que na época era cercada por muralha.  O portão de armas é  decorado com o brasão português.
Rio da Prata
Algumas ruínas da Cidadela
Visão geral de dentro da muralha, reparem no canhão, ao lado esquerdo.

Em continuidade, fomos a Calle de Los Suspiros, que é a rua mais famosa de Colónia, além das casas originais em estilo português e calçamento em pedra, a calle guarda a beleza das cores e desperta a nossa imaginação.

DCIM103GOPRO
Na calle de los suspiros
DCIM103GOPRO
É a rua mais movimentada da Cidadela, então se você procura tirar aquela fotinha com exclusividade, tenha paciência.

Intrigante a origem do nome da calle, posto que, existem várias histórias,  a  versão mais aceita, é a de que na rua se localizavam muitos bordéis e todas as pessoas que ali passavam escutavam os suspiros dos apaixonados, de outra ponta, a segunda história mais aceita, é a de que pessoas condenadas à morte, quando passavam na rua  (que era a última parte do trajeto) suspiravam, choravam e pediam clemência, de qualquer forma, seja uma versão ou outra, a calle guarda muito conteúdo histórico, bem como beleza.

20170726_112534-01
Letreiro da calle, nele algumas pessoas deixam cadeados, na simbologia do amor eterno, semelhante ao que acontece na casa de Julieta em Verona (IT).
DCIM103GOPRO
A rua é muito coloridinha, com casas em bom estado de conservação.

Depois, a nossa ideia era de almoçar no Restaurante Buen Suspiro, porém, para nossa surpresa quarta-feira não há expediente e assim, decidimos almoçar no Pulperia de Los Faroles. Aqui conhecemos a bebida Clericó, que nada mais é que o vinho branco (bem gelado) acompanhado com frutas (morango, kiwi, manga, abacaxi) hiper saboroso.

Dan experimentou um vinho típico uruguaino (Don Pascual).  Para comer, escolhemos costela com molho de ameixa e purê de maça e frango com molho de maça e batatinhas em formato de bolinha.

Excelente restaurante,  com ótimo atendimento, muito bem decorado, além de termos nos alimentado muito bem. Para pagamento, aceita além do peso uruguaio, real, dólar e peso argentino. No ambiente não tem wifi.

Alimentados, continuamos nosso tour e fomos conhecer os Museus, que por sinal são vários, o que nos chamou maior atenção foi o de Azulejos, na entrada existe um mapa geográfico de Colónia, igualmente feito em azulejos.

Depois, fomos ao farol cercado por ruínas, que nos renderam belíssimas fotos. Para acessar o farol, se paga uma pequena taxa. O pessoal do trilhar e mochilar detalhou como foi a sua visita ao farol, com lindas fotos e muitas informações úteis.

Farol
20170726_115255-01
Ruínas
IMG-20170727-WA0000-01
Cá em gesto de gratidão!
Ruínas
Contemplando

Cansados, regressamos para a pousada e decidimos experimentar o chimarrão uruguaiano, um hábito muito tradicional dos nativos de Cólonia, confessamos, que só gostamos do chá se colocarmos açúcar..kkk, puro é muito amargo para o nosso gosto.

A tardinha, continuamos rodando pela Cidadela e avistamos os carros decorativos fantásticos, claro que a sessão de fotos recomeçou..kkk

Reparem na parede do restaurante, na vasta vegetação e no estilo do carro.
Esse carro, nos chamou super atenção, dentro dele tem uma réplicas de comida, é muito engraçado, um banquete adptado dentro do carro.
DCIM103GOPRO
Visão geral de uma das praças
Pelas ruelas têm esses carrinhos fofos

A Cidadela é muito bela, são várias ruelas repletas de beleza, com lindas arvores, casas, muito charmosa, recomendamos sair pelas ruelas sem destino.

Um charme essa carroça!
IMG-20170831-WA0005-01
A cidadela tem muito charme e beleza
IMG-20170831-WA0006-01
Cada decoração nos chamou atenção
c17
Se achando a modelo..kkk
IMG-20170831-WA0008-01
Incrivelmente lindo!
IMG-20170831-WA0007-01
Olha que rua mais linda pessoal! Confessamos que ficamos apaixonados, pela ruela.
IMG-20170831-WA0006-01
Cada decoração nos chamou atenção
DCIM103GOPRO
Basílica De Santisimo Sacramento

Mesmo no inverno e num dia frio, não podíamos deixar de experimentar um típico sorvete de doce de leite uruguaio.

Delícia ou Saboroso?

Ainda, com vontade de comer doce, fomos ao restaurante Lentas Maravillas. O local é de um charme e de uma beleza ímpar, parada obrigatória. Optamos por experimentar o chease cake de doce de leite, viajantessssss, quanto sabor! Bom demais!

Para o menu da noite, escolhemos La Bodeguita, o local é famoso pelas suas pizzas quadradas, servidas nas tábuas.Cá escolheu pizza sabor queijo com molho parecido ao pesto, já Dan, pizza de queijo, com lombo e anchovas. Para beber, Dan escolheu um vinho típico e Ca, sangria, curioso que, a sangria deles somente se acrescenta laranja, o sabor é diferente, mas preferimos o Clericó.

O restaurante a noite tem uma decoração especial, tudo fica num clima romântico, com  meia luz, bem intimista, super adoramos. Também não tem wifi e além da moeda local, aceitam dólar, real e peso argentino para fins de pagamento.

Cardápioc14No dia seguinte, acordamos bem cedo, tomamos nosso café da manhã e fomos tirar mais algumas fotos e conhecer outras lojinhas.

Após, fomos direto para o Restaurante Buen Suspiro. Pelo nome já dá para perceber que ele fica na Calle de los Suspiros, o local é muito charmoso, lembra as tavernas europeias. A construção é toda em pedra e o local é pequenino. Escolhemos uma tábua de frios e vinhos típicos. Todas as comidas e bebidas são artesanais.

c55
Frente do Buen Suspiro
c54
Tábua de frios
c58
Parte interna
c51
Decoração

Dali, voltamos para a pousada para pegarmos nossos mochilões e fomos a pé para o embarque do Buquebus, para retornar a Buenos Aires.

Calles de Los Suspiros

Planeje a sua viagem

Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!

Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes.  Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
  • Reserve sua Acomodação no Airbnb.  Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar  pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.

 Talvez você possa gostar de ler sobre:

 

Anúncios

15 Replies to “Os Encantos de Colónia del Sacramento (UY)”

    1. Dá sim, porque demora em média 1 hora o translado de BA para Colonia. A Cidadela é muito fofa e romântica, vale muito a pena, além da parte história da cidade, cheia de vários restaurantes ótimos, tem a parte do centro comercial, por ser Junho (frio) acho que não compensa conhecer Punta del Este no Uruguai, que é essencialmente praia, mas fica a critério, porém super compensa conhecer a Casa de Pablo Neruda, que é muitooo linda.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: