Cajón del Maipo no Inverno (CHL)

Cajón del Maipo é um dos passeios mais sonhados e requisitados da capital chilena e entendemos o porquê, é lindo mesmo, viajantes!

Desde o momento que decidimos curtir a alta temporada de inverno em Santiago, tínhamos como meta fazer esse passeio, até que começamos a procurar mais sobre o local e descobrimos que por ser a alta temporada do inverno poderíamos não conseguir realizar o passeio, por conta de a estrada estar fechada, devido as nevascas.

Além disso, soubemos da limitação de se fazer os Baños Colina (espécie de piscina com águas termais), dada as condições climáticas megas geladas, ponto ruim, porque já havíamos planejado desde Janeiro essa possibilidade, foi um balde de água fria!

O pessoal do Viajo Amanhã teve uma experiência linda no Baños Colina, vale a pena conferir o post deles e confessamos que teremos que voltar a Chile para viver essa experiência.

Fotinha clássica com a bandeira chilena

Por isso, nossa dica é marque o passeio de Cajón del Maipo com a empresa escolhida, deixe uns 2 dias para esse passeio, caso na primeira data escolhida não possa ser realizado, por conta da situação da estrada, existirá a segunda data. Existe também, uma tábua de graduação da neve (disponível na internet), sendo possível ter noção dos dias propícios para o passeio.

Época da Viagem

Julho-17

San Jose De Maipo

É a cidadela estratégica para fazer uma paradinha, no intuito de comer algo, principalmente para quem não conseguiu tomar café da manhã no hostel.

sj01
Fachada da cafeteria

A cidadela é bem pequenina, charmosinha e intimista tendo uma pracinha central arborizada e limpa e mais ao lado uma igrejinha coloridinha.

sj06sj05sj04DCIM103GOPROPara quem tem interesse de ficar nesse vilarejo, tem algumas opções de pousadas. É aqui que o pessoal faz rafting, e é aqui também, nas lojas da praça central, que se encontram luvas e calças impermeáveis por um bom preço.

Preciso alugar roupa 👕👢 para ir no Cajón?

Por precaução alugamos bota e luva 😑, aliás aluguel de roupa é algo muito caro no Chile, cada peça custou💵 5mil pesos, mas confessamos que após chegarmos no Cajón notamos que foi total dinheiro💰💵 esperdiçado.

Se estiver um dia de frio (com sol) e você não tenha interesse em sentar na neve, vá de óculos de sol (muito importante), sapato que não tenha sola escorregadia, segunda pele na parte superior e inferior, uma calça jeans, um bom casaco, luvas, toca e algum lenço para proteger o rosto, já são suficientes.

Não caiam na ladainha de ser necessário ‘alugar roupa ‘ ressaltamos que, vale mais a pena, por exemplo, você gastar comprando uma luva impermeável por no máximo 3 mil pesos, do que gastar 5 mil no aluguel dela.

Além disso, tem muitas pessoas que não andam a pé o deslocamento de aproximadamente 600 metros, que é onde está o mirante, assim, mas uma vez mega desnecessário alugar peças.

👉Outra dica: se você quiser sentar na neve, uma boa escapatória é comprar capa de chuva de motoqueiro..isso mesmo, principalmente a parte da calça, além de ser super barato aqui no nosso país, funciona que é uma beleza ou comprar nos brechós do centro de Santiago roupa impermeável.

Indo para Cajón...

O Cajón está localizado na área metropolitana a 100 km de Santiago, aos pés da Cordilheira dos Andes.

Se for a sua intenção alugar carro🚗 em Santiago, da para ir a Cajón por conta própria. A maior parte do caminho é de 🚥 estrada em perfeitas condições, pavimentada e sinalizada. Fiquem atentos, que no caminho será possível ver um glacial de gelo (que não tiramos foto.kkkk).

Fizemos uma parada na estrada na altura que já dá para ver as montanhas repletas de gelo, para tirarmos algumas fotinhas.

Avistamos, um barzinho e fomos lá ‘xeretar’, acabamos comendo empanadas e, experimentando o refrigerante típico  e tirando mais fotos, rs.

IMG-20170714-WA0047
Mais Jump
20170714_132817_000
hauahauhaua

20170714_134702Quando se chega perto da represa começa uma estradinha estreita e partes com terra, que é totalmente possível de dirigir.

20170714_131612

É nessa parte (da estradinha), ao longo dela que os carros ficam estacionados, de forma desorganizada, por isso para pegar as melhores vagas, chegar cedo é essencial.

DCIM103GOPRO
Percebam o carro estacionado na estradinha.

O Cajon❄💧 foi criado pelo homem, o que não lhe tira sua beleza e encantamento, para os que querem ver um lago natural perto de Santiago, recomenda-se ir na estação de esqui de Portillo.

20170714_105006
Bem feio né? rs
20170714_105816
Destaque para as botinas

Super aconselhável visitar o Cajón na parte da manhã, sobretudo se for em época de férias escolares chilenas😨 (quanto mais cedo, mais exclusividade), porque realmente o local lota,  não é a toa que é um dos cartões postais de Santiago.

A visita no local dura uma manhã ou tarde, os atrativos se resumem na represa Embalse el Yeso, no Mirante e na Vista para o lago. Sendo na época de verão, tem as piscinas termais. No local, se encontram tendas vendendo café, churrasquinho e algumas vestimentas👕, tudo de forma bem rústica.

O videozinho é de uma parte da estrada, que percorre-se a pé até o Mirante, são cercas de 600 metros, tem trechos escorregadios, vimos pessoas usando cajado, o percurso é todo retilíneo,  sendo bem simples, tirando as partes escorregadias por conta do gelo.

Estradinha que se percorre até o mirante, só é possível ir a pé, no início é terra e depois tudo gelo, algumas pessoas levam cajado para auxiliar.
Cá Jump
Mirante

Se você for fazer o passeio com alguma empresa, todas oferecem um buffet cortesia. No nosso tinha pisco🍹, vinho🍷, suco de laranja, azeitona preta, nozes, amêndoas, ameixas, uma seleção de 🧀🧀queijos, patê de frango e 🍪🍪bolachinhas.

20170714_111650
Nosso buffet
cajon09
Tim-Tim
DCIM103GOPRO
Panorâmica
DCIM103GOPRO
Agora vez de experimentar o pisco
DCIM103GOPRO
Dan e o belo visual
cajon08
Deslumbrante!

✒Atenção na hora de contratar uma empresa, uma vez que, no Chile a profissão não é regulamentada e o que mais se vê é gente ‘se passando por guia turístico ‘😑.Contratamos a Empresa Altour Chile, fizemos o passeio com o guia Patricio.


Planeje a sua viagem

Gostou das nossas dicas? Acompanha nosso blog? Ama viajar? Se sim, para todas as perguntas, rs, faça as reservas de sua próxima viagem através de nossos aplicativos parceiros de hospedagem!

Você não paga nenhum valor a mais por isso, na verdade você recebe desconto e nós ganhamos uma pequena comissão.

  • Reserve seu Hotel no Booking, somente para novos hóspedes.  Por esse aplicativo receba R$ 50 se reservar e se hospedar, pelo link.
  • Reserve sua Acomodação no Airbnb.  Por esse aplicativo receba R$130,00 em créditos de viagem quando se cadastrar  pelo link. Somente para novos hóspedes do Airbnb.

 Talvez você possa gostar de ler sobre:

 

23 comentários Adicione o seu

  1. Nicole Tiktin disse:

    esse é um dos passeios que mais quero fazer quando conhecer Santiago! Sou louca pra ver o Embalse el Yeso! adorei o post, só aumentou minha vontade

    Curtido por 1 pessoa

  2. A região de Cajon del Maipo é belíssima. Estive no chile em 2015 e tive a oportunidade de passar por lá rapidamente. Fomos de carro mesmo, até Embalse el Yeso, um dos lugares mais fascinantes que já vi. Aquela vista é um presente depois da estradinha perigosa e sinuosa até chegar lá! Também peguei Embalse assim, todo cheio de neve! Lindo demais.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Suzy Freitas disse:

    Paisagens belíssimas! Fiquei encantada com esse lugar. Já fui duas vezes em Santiago, mas não conhecei essa maravilha. As fotos no inverno estão lindas, mas pelo que entendi, a visita no verão seria mais legal por conta das piscinas termias, é isso mesmo?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Maiara Barbosa disse:

    Cada cenário, um mais bonito que o outro! Tenho um amigo que está programando de viajar para o Chile e vou repassar as informações pra ele. Já eu, vou deixar esse post salvo aqui com essas dicas para o meu mochilão 2019 pela América do Sul =)

    Curtido por 1 pessoa

  5. Liany Garves disse:

    To aqui chocada com as fotos de vocês. Que lugar mais lindo. Não sabia que esse lago não era natural, mas mesmo assim fascinante né! Cada vez mais me impressiono com a beleza do Chile.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Wagner Nogueira disse:

    Muito bom saber sobre essa questão da estrada. Essa é uma coisa que nem sempre pensamos que vai dar problema né. Também achei que alugar as roupas era algo essencial. Bom saber que não precisamos de tudo. Excelentes dicas vocês deram e as fotos estão fantásticas. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Tiago disse:

    Tenho pensado em ir a Santiago no inverno (só fui 1x em março) e achei muito legal esse seu passeio por lá. Sem falar que um buffet com pisco nessa paisagem é muito bom rs

    Curtido por 1 pessoa

  8. Aninha Lima disse:

    Ai nem me falem! Eu estou no time dos que perderam a viagem devido à estrada fechada… E Isso foi em setembro, heim? Além de tudo, tem que dar sorte de pegar dias ensolarados!
    Que bom que tudo rolou certinho para vocês e podemos apreciar essas lindas fotos!! Arrasaram!!! obrigada pelo post e pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Livia Melo disse:

    Olá! Gostei bastante do post, a dica de separar dois dias é bem útil! Espero poder aproveitar bastante Cajón, é um lugar que parece ser lindo!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Amigos, que lugar showw! Fui a santiago e nao fiz esse passeio :(. Não sei se choro ou se compro logo uma passagem. Encantado mesmo com a belza desse lugar. vlw por compartilhar tudo por aqui. abraços

    Curtir

  11. Eu estou doidinha para ir para Chile, o ano passado não deu e esse vamos ver se consigo ir..Esse é o passeio que mais quero fazer, achei essencial suas dicas, principalmente sobre marcar dois com a empresa para não ocorrer o risco de perder oportunidade de ver essa maravilha. Obg por compartilhar, adorei todas a s dicas.

    Curtido por 1 pessoa

    1. É um local lindo mesmo, depois nos conte como foi a sua experiência

      Curtir

  12. Mari Zoghbi disse:

    Esse é um dos meus maiores sonhos de viagem, cada foto que vejo tenho mais vontade de conhecer e as suas estão espetaculares!!! Tenho certeza que em breve eu consigo realizar esse sonho de conhecer esse lugar incrível e surreal! Obrigada pelas dicas, seguirei todas!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Com certeza irá, depois nos conte como foi a sua trip

      Curtir

  13. Caroline Rivera disse:

    Ai, Chile, ando com tanta vontade de conhecer!
    Deve ser tão romântico. Inverno começando e eu sonhando já!
    Que cidade fofa, gente. Amei.
    Babando nas fotos, deve ser belíssimo pessoalmente porque as fotos são sensacionais!
    E imagina com direito a buffet?! Deliii.
    Amei!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. É um passeio romântico mesmo ou para galera, o buffet deixa tudo mais especial em meio aquela contemplação fantástica

      Curtir

  14. Aline Pires disse:

    Meu Deus.. cada paisagem mais linda que a outra. Aluguel carinho essa das roupas, principalmente no caso de vocês que constataram que não seria necessário. Me encantei com as fotos e dicas

    Curtido por 1 pessoa

  15. Lé Castro disse:

    Confesso que vocês me deixaram com muito mais vontade de conhecer Cajon del Maipo. Fui ao Chile , mas não conheci o lugar.. e já quero voltar e aproveitar todas as dicas do blog. Adoreiiii

    Curtido por 1 pessoa

    1. Local que com certeza vale a sua visita, é super lindo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s